Conheça mais sobre o Concreto Celular!
Agora vamos explicar para você o que é e como é produzido o Concreto Celular!
Entenda mais sobre Concreto Celular, tambèm conhecido como Concreto Aerado ou Concreto Espumoso.
Concreto Celular é uma mistura de cimento, água e espuma especial, estável e de alta densidade.
A mistura é produzida conforme traços desenvolvidos e testados para obter a resistência e densidade desejada em cada caso e adequada a cada uso.
Esta espuma é produzida em equipamentos desenvolvido especificamente para está finalidade. Ela produz micro bolhas de ar que são incorporadas a argamassa na hora da mistura desta.
Quando a mistura seca, após a reação química do cimento, o ar fica incorporado no concreto (ou argamassa) endurecido.
O Concreto Celular tem densidade reduzida por conter micro bolhas de ar na sua mistura e assim conseguir ter um peso específico reduzido.
Entenda tudo sobre Concreto Celular!
O que é Concreto Celular ou Concreto Aerado?
Concreto Celular ou Concreto Aerado é uma argamassa ou concreto que tem o peso reduzido devido a incorporação de ar durante o processe de produção.
Como é produzido o Concreto Celular?
Ele é produzido da mistura de cimento, água com uma espuma densa e estável. Pode ainda ter outros agregados como areia ou brita. Esta espuma é composta de micro bolhas de ar que quando o cimento endurece, permanecem incorporadas e criam vazios na argamassa final.
Como o Concreto Celular fica leve?
A redução de peso é obtida pela incorporação destas pequenas bolhas de ar na argamassa, ou no concreto. As densidades menores são obtidas sem a mistura de brita e areia.
Quais são os tipos de Concreto Aerado?
O Concreto Celular ou Concreto Aerado ou Concreto com Ar Incorporado, pode ser classificado como Concreto Estrutural (normalmente com densidades acima de 1.500kg/m³) ou como Concreto Não Estrutural (com densidades a partir de 400kg/m³). A característica mais importante para a definição se trata-se de um Concreto Celular Estrutural ou Não Estrutural é a Resistência a compressão. Quando a Resistência é baixa, o Concreto Celular não deve ser utilizado para execução de estruturas de obras! Consulte um Engenheiro Calculista e um Especialista em Concretos sempre!
Quais são os usos mais comuns do Concreto com ar incorporado?
O Concreto com ar incorporado é muito utilizado em enchimentos sobre lajes existentes, em preenchimentos de áreas ou de valas, em contrapisos leves, em construções de casas e até em estruturas pré-moldadas. Sempre tem suas características estudadas e adequadas para cada uso.
Como deve ser utilizado o Concreto Celular?
Como qualquer concreto, o concreto celular deve ter o uso indicado em projeto. As principais características devem ser definidas, analisadas e especificadas pelos engenheiros projetistas da obra. Deve haver especial atenção na resistência, na densidade, na espessura e na característica do uso e aplicação desejados.
Quais são outros materiais que tem peso reduzidos?
Cada caso deve ser analisado e o material deve ser escolhido em função das características e necessidades do serviço e a densidade final desejada, estudando sempre a soma das cargas das diversas camadas que incidirão sobre a laje. Podemos pensar no EPS em placas, pérolas de EPS misturadas na argamassa, concreto com argila expandida e concreto com vermiculita.
Concreto com Argila Expandida.
Argamassas com argila expandida podem ter resistências elevadas e densidades mais baixas que o concreto e argamassas tradicionais, mas a mistura normalmente tem densidade acima de 1.200kg/m3 e por este motivo não atende a maioria das necessidades de pesos reduzidos.
Pode ser uma opção para pequenos volumes devido a facilidade deste material ser encontrado no mercado, mas sempre tomando cuidado com o peso total aplicado na laje.
Existe concreto usinado com Argila expandida?
As concreteiras normalmente não utilizam argila expandida para produzir concreto leve. O custo para a produção é muito caro. A argila expandida deveria ter elevado grau de humidade para ser utilizada. Há a constante desagregação da mistura, com a argila expandida indo para a superfície e a nata de cimento indo para a parte inferior no momento da aplicação.
Ocorre ainda o uso de muita mão-de-obra.
As usinas de concreto normalmente não produzem concreto com argila expandida devido aos cuidados necessários para a produção e aplicação. O O Concreto com argila expandida apresenta boas resistências, porém densidades muito elevadas quando comparados aos vários traços de Concretos Celulares.
Concreto ou argamassas com Bolinhas de EPS.
O EPS em pérolas (ou bolinhas) também pode ser aplicado na mistura da argamassas, seja de Concreto Celular ou não.
O EPS deve ser preparado em um banho com aditivos especiais antes do uso, para evitar que ele suba na hora da aplicação. Sem a prévia preparação os agregados pesados e o cimento descem e o EPS vai para a superfície. O resultado final é ruim e algumas vezes deve ser descartado e é todo perdido.
Quais são os problemas de uso indevido do EPS em pérolas nas argamassas?
- as bolinhas sobem e os agregados e cimento descem;
- não há resistência na superfície;
- toda argamassa desce;
- não há garantias de obter a densidade e a resistência final desejados.
O uso de EPS em placas para enchimentos leves.
O EPS em placas também é utilizado em enchimentos leves. As Placas de EPS, mesmo as de alta densidade, são flexíveis e requerem um cuidado na execução da camada do contrapiso, isso encarece o produto final.
Além disso, o EPS em placas tem custo muito elevado.
Peça sempre orientação de um especialista para não ter problemas depois de pronto.
Concreto ou argamassa com Vermiculita.
A Vermiculita Expandida é uma boa opção para pequenos volumes, permite uma redução de peso boa e tem fácil aplicação. Cuidado, pois para uma redução de peso grande é necessário o uso de grandes quantidades de Vermiculita e assim a resistência fica reduzida.
Além disso, a vermiculita tem o custo caro e não é facilmente encontrada no mercado. Mas se o volume do seu serviço for pequeno, é uma opção que pode ser analisada.
Concreto Celular é um material testado e seguro?
O Concreto Celular no Brasil é usado a mais de 60 anos.
É especialmente utilizado em enchimentos leves sobre lajes existentes que necessitam de uma camada com espessuras maiores que as previstas para os contrapisos (3 a 5cm) e que não podem receber grandes cargas.
Podem ser utilizados em valas e aterros, pois permite a máxima redução de peso.
Seu uso já é consagrado, sendo importante contratar empresas com conhecimento e know-how comprovados para evitar erros e excesso de carga nas lajes existentes.
Quais as vantagens do Concreto Celular Leve?
- excelente absorção acústica, proporcionando melhor conforto acústico
- ótima absorção térmica, trazendo melhor conforto térmico
- peso reduzido
- material homogênio
- resistência adequada para enchimentos leves
Quais as vantagens do Concreto Aerado da PROEXE?
- mão-de-obra especializada
- equipamento especial capaz de produzir e bombear o melhor concreto celular
- alta produção diária
- aplicação com bombas especiais de alta produtividade
- redução de perdas
- redução de insumos na obra
- redução de mão-de-obra
Qual a espessura normal de um contrapiso? Quando devo usar um enchimento leve na minha obra?
Os Calculistas e os projetos de obras normalmente consideram espessuras médias de contrapiso de 3cm. Alguns consideram 5cm. Quando o projeto prevê degraus ou desníveis ou passagem de tubulações por cima das lajes ou ainda espessuras maiores para execução de rampas, lajes com vigas invertidas ou outras necessidades por exigência de arquitetura, ocorre a necessidade de executar uma espessura acima destes 3 a 5cm. Neste caso é indicado o uso de materiais mais leves que as argamassas ou o concreto. A densidade média da das argamassas é de 2.100lg/m3 a 2.200kg/m3. O BETESPUMA da PROEXE é o enchimento leve de concreto celular com densidades a partir de 400kg/m3 e é o mais leve do mercado.
Posso alterar o que foi especificado no projeto?
Não de deve alterar o projeto sem a consulta do Projetista. Quando a solução do projeto tem carga maior e o uso do concreto celular não tem qualquer outra contra indicação, pode-se optar por concreto celular para o enchimento leve.
O Concreto celular para grandes volumes proporciona uma redução de custos, da mão-de-obra e de tempo de execução. indicamos sempre o cuidado de consultar o calculista para verificar a capacidade de carga da estrutura.
Quais as menores densidades do Concreto Celular?
A PROEXE com sua tecnologia obtém argamassas para enchimentos com densidades da ordem de 1/5 a 1/6 do peso das argamassas comuns.
Produzimos densidades a partir de 400kg/m3.
Possibilitamos a execução de espessuras maiores de enchimentos leves sobre as lajes sem problemas de cargas sobre estas.
Galeria
Veja mais algumas fotos de nossas obras
.